Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural

Existem 34 resultados disponíveis.

 

O que é a Adubação Verde?

É a incorporação ao solo de plantas ou partes de plantas verdes, com o objectivo de melhorá-lo. - A adubação verde, é a prática agrícola pela qual se cultiva determinadas plantas com a finalidade de incorpora-las ao solo para enriquece-lo com matéria orgânica e elementos minerais, que proporcionarão melhorias nas propriedades físicas, químicas e biológicas. - Mas, deve entender-se que uma adubação verde caracteriza-se e atinge por inteiro os seus objectivos quando: a) – A cultura é uma leguminosa; b) – A incorporação é total.


Quais são as praticas que se devem observar para conservar os Solos?

Manter o solo produtivo, ou de dar a ele condições para que se torne produtivo. - Assim, se um solo é profundo e rico, tem boa reacção química, etc, as práticas conservacionistas são feitas para manter essas características. - Faz-se o controlo da erosão para evitar que ela torne o solo raso. - Faz-se análises periódicas e adubações de retorno (adubação para compensar os nutrientes tirados com as colheitas). - Se um solo é pobre, ácido, seco, faz-se adubações pesadas para restauração da fertilidade (adubações minerais e orgânicas). - Faz-se aplicação de calcário para corrigir a acidez. - Faz-se a irrigação para elevar o teor de humidade.


1 – O que é o Solo?

- É a camada de material não consolidada (solta), assentada sobre rochas. - Esse material é constituído de minerais e matéria orgânicas. - Nos espaços deixados pelas partículas minerais e matéria orgânica, chamadas poros, ficam na água e o ar. - A parte mineral é formada de argila, limo, areias e pedras. - A matéria orgânica é formada por organismos vivos ou mortos e seus restos ou dejecções. - O solo apresenta extremas variações no que concerne a profundidade, composição, cor, textura, estrutura, etc. - O solo é o meio onde o vegetal retira os materiais à sua nutrição e ao mesmo tempo, é o suporte sobre o qual se ancora.


Porquê que é feita a fertilização das culturas?

R:- A fertilização das culturas é feita com o fim de fornecer os nutrientes que não se encontram em quantidades suficientes no solo, procurando-se assim, atingir elevados rendimentos.


Quais são os principais métodos na avaliação da fertilidade de um solo?

R:- Sintomas de deficiências nutricionais das plantas. - Análise de tecidos (falhas) de plantas. - Análise química do solo. - Métodos biológicos.

12345...7