Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural
Governo

Syngenta e World Vision apresentam sementes melhoradas de milho

A empresa multinacional Syngenta e a Organização Não Governamental World Vision Angola, com o apoio dos serviços de extensão rural do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) e as Estações de Desenvolvimento Agrícola (EDA’s) realizam de 27 a 29, nas províncias de Luanda, Huambo e Bié, a apresentação pública dos ensaios das sementes de variedades melhoradas de milho e herbicidas para milho Syngenta.

A primeira sessão de apresentação dos resultados do experimento científico acontece em Luanda, no dia 27, na sala de reuniões do Ministério da Agricultura, com a presença de membros do Governo, representantes de instituições públicas e privadas, ONG´s e convidados.

No dia 28, os resultados serão exibidos num acto público a ter lugar na província do Huambo, enquanto a terceira e última sessão será realizada na cidade do Cuito (Bié) a 29 de Junho.

De acordo com Syngenta e World Vision Angola as pesquisas laboratoriais e trabalhos de campo tiveram como foco, as sementes de variedades melhoradas de milho, batata rena e hortícolas, produtos fitossanitários nos seguintes municípios: Chinguar (província do Bié), Ecunha, Caala e Lunduimbali (Huambo), Ganda (Benguela) e Gabela (Cuanza Sul).

Um dos principais componentes do programa consistiu na realização de ensaios nas lavras dos produtores e a mobilização de agricultores para trabalhos de campo, em estreita colaboração com os dos serviços de extensão rural do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) e as Estações de Desenvolvimento Agrícola (EDA’s).