Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural
Governo

Executivo incentiva mecanização agrícola

Marcos Alexandre entregou cinco tractores, com suas respectivas alfaias, 50 unidades de pulverizadores de insecticidas, duas mil unidades de enxadas, igual número de catanas e limas e dez toneladas de fertilizantes.
Dos meios, que serão entregues aos agricultores, constam ainda dez toneladas de sementes de milho, uma tonelada de massango e igual quantidade de massambala, assim como sementes de café.

Na ocasião, Marcos Alexandre fez saber que os meios se enquadram no programa do Executivo, que visa fomentar a agricultura para melhorar as condições de vida da população.

O governador da província, Paulo Pombolo, agradeceu o gesto do Ministério da Agricultura, reconhecendo os esforços do Executivo na busca de soluções para a resolução dos problemas da população.

O governador pediu aos beneficiários para cuidarem das máquinas e que sejam concretizados os objectivos preconizados, de transformar a agricultura de subsistência em mecanizada. O agricultor Campos Zunga agradeceu a iniciativa do Executivo, já que vai contribuir para impulsionar a actividade agrícola na região, bem como alargar os campos de cultivo e aumentar a produção.

Durante a campanha agrícola de 2016, se registou uma produção estimada em 3.647.310 toneladas de produtos diversos, com realce para a mandioca, banana, feijão, ginguba, milho, arroz e outras culturas consideradas complementares. Mas os números não representam o potencial produtivo global da província, tendo em conta que ainda há regiões que não fazem parte do controlo estatístico da Direcção Provincial da Agricultura.

Angop